sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Quando procuro lembra da minha infância só consigo lembrar de poucas coisas e são muito remotas, lamento muito e fico muito triste






Quando procuro lembra da minha infância só consigo lembrar de poucas coisas e são muito remotas, lamento muito e fico muito triste. Quando comecei a estudar foi na residência de uma amiga da minha mãe e a mesma era muito tradicional, lembro muito bem da cartilha do ABC e da famosa palmatória , eu tinha muita dificuldade para ler. O as soletrar e a decoreba das sílabas e dos textos eram tudo que os alunos precisavam aprender para ser considerados alfabetizados. Quando comecei a estudar em uma escola regular eu já tinha 07 anos, fiquei deslumbrada com a escola, tratei logo de fazer amizades, as quais conservo muitas até hoje, para minha alegria e satisfação. Uma das poucas lembrança que tenho antes da morte da minha mãe é de uma brincadeira que era chamada de panelada . Eu brincava com outras crianças de fazer comidas em panelinhas de barro e depois ás distribuíamos entre nós.
Quando Minha mãe faleceu tinha 09 anos e estava cursando o 2º ano do Ensino Fundamental e a grande recordação que tenho da minha infância é das comemorações do dia das mães, que eram feitas na escola e minha mãe sempre acompanhava – me.
Com aquela idade eu já trabalhava e lembro - me que eu fazia trança de chapéu de palha para vender e com o dinheiro que eu ganhava deixava algumas economias para naquele data , eu presentear minha mãe com algo simbólico , pois com o dinheiro das tranças eu também comprava lápis e cadernos. O que vem mais na minha memória são as músicas que eram apresentadas pelas crianças e tocadas na festas das mães,quando eu as escuto, até hoje fico muito emocionada. Hoje dou graças a Deus e a minha mãe por ser o que sou pela força de vontade que tenho e de gostar de estudar.


(CAETANA JUSCILANE B. ARRUDA É ALUNA DO CURSO DE LETRAS DA UVA, EM SOBRAL)








Nenhum comentário:

Postar um comentário